Jardin du Monet



Claude Monet

      Oscar-Claude Monet (Paris, 14 de novembro de 1840 — Giverny, 5 de dezembro de 1926) foi um pintor francês e o mais célebre entre os pintores impressionistas. Foi uma de suas pinturas, “Impressão: Nascer do Sol”, que deu nome ao movimento artístico impressionista.

      O começo de sua carreira artística foi marcado por dificuldades financeiras. Porém, na década de 1870, começou a obter sucesso. Suas obras de arte seguiam, como temática principal, as paisagens da natureza. Trabalhava de forma harmônica as cores e luzes, criando imagens belas e fortes. Neste contexto artístico, podemos citar a série de pinturas que realizou sobre a catedral de Rouen (1892-1894), onde o artista retratou a construção em diversos momentos do dia, com variações de luminosidade.

      Giverny é uma comuna francesa na região administrativa da Alta-Normandia, no departamento Eure. Estende-se por uma área de 6,45 km². Em 2012 a comuna tinha 500 habitantes (densidade: 77,5 hab./km²).

Em Giverny localizam-se a Casa e os jardins de Claude Monet que inspiraram tantas obras do artista.

      Além da visita à casa do pintor e à sua coleção de estampas japonesas, é possível visitar os jardins da casa, que foram pintados repetitivamente por Monet. Ou seja, a visita aos jardins é como contemplar,  ao vivo, os quadros do mestre do impressionismo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário